Risoto de Arroz Negro com Shimeji e Abacaxi

Shimeji já é bom de qualquer jeito, assado na manteiga com shoyu então, nem se fala!

Essa receita demora um pouquinho por conta do tempo de preparo do arroz mas é super simples, vamos lá:

Ingredientes:

200g de arroz negro
1/3 de xícara de chá de vinho tinto
1 xícara de chá de caldo de legumes
1 litro de água
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de chá de açúcar
1 pimenta dedo de moça
1/2 cebola
1 bandeja de cogumelo shimeji
1 xícara de chá de abacaxi picado

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Aqueça uma panela com 1 fio de azeite. Coloque o arroz e deixe "dourar" um pouco. Acrescente o vinho tinto e misture ate evaporar. Coloque o caldo de legumes, e quando estiver fervendo, coloque a água, também fervente. Abaixe o fogo e deixe meio tampado.

Descasque o abacaxi, e pique mais ou menos umas 4 rodelas. Pique as rodelas em cubinhos de aproximadamente 1cm até completar uma xícara, reserve. Corte a pimenta ao meio, no sentido do comprimento, descarte as sementes e aquela pelinha branca que ela tem no meio. Pique cada metade em tirinhas bem fininhas. Descasque a cebola e pique em quadradinhos bem pequenininhos. Corte os cabinhos de shimeji da base.

Mexa o arroz de vez em quando, e vá provando seu ponto e cozimento.  Se a água já estiver secando e ele ainda estiver muito duro, vá acrescentando mais, aos poucos, até chegar no ponto desejado.

Quando o arroz estiver quase pronto, em uma outra panela, coloque a manteia, o shoyu e o açúcar, mexa bem até que a manteiga esteja derretida e os ingredientes misturados. Refogue a cebola nessa mistura. Acrescente os cogumelos e misture bem.


Quando os cogumelos estiverem murchando coloque o abacaxi e a pimenta. Misture bem e tampe até que o abacaxi esteja cozido (ele demora um pouco mais que o cogumelo). Misture o arroz no cogumelo+abacaxi e ajuste o sal, se necessário (lembre-se que o shoyu já é bem salgado! Agora é só servir!



Rendimento: 3 porções



Comentários

Postagens mais visitadas