Pão Caseiro

Quem me acompanha no Instagram (se não, corre lá!) já viu que to numa empreitada de fazer pão em casa. Fiz uma aula/demonstração e li umas coisas aqui e acolá e venho tentando.
Por enquanto tentei só receitas básicas, de "pão de sal" e com fermento biológico seco. Assim que sentir mais segurança, pretendo partir pra pães mais complexos!

Mas enquanto esse dia não chega, deixa eu compartilhar as dicas que anotei até agora com vocês.



A primeira é: se tiver oportunidade de assistir a uma aula, ou alguém te ensinar ou acompanhar a primeira vez ajuda muito. A pessoa te ajuda a perceber quando a consistência e o crescimento estão bons, além de várias dicas que só quem tem muita experiencia com pão tem. Uma coisa que aprendi na aula que fiz, e que já ouvi várias vezes, é que pão é prática. Quanto mais a gente faz, mais a gente conhece a massa.

Outra dica é a proporção dos ingredientes. A receita que tenho usado é uma básica, e que permite uma brincadeira com as proporções:

100% 500g de farinha
 66% 333g de água*
 2%          10g de sal
 2%          10g de fermento biológico seco
 2%           10g de azeite
Com essa receita eu faço dois pães, esses da foto, mas você pode aumentar ou diminuir, respeitando as proporções.

Se não tiver como fazer uma aula, procure vídeos no youtube ou programas culinários que mostram e dão dicas de como sovar, dividir e modelar a massa. Tem vários jeitos e eu ainda também estou brincando com eles. Fiz esse de bolinha e essa "baguetinha" usando forma de bolo inglês, mas aqui pode soltar a imaginação.

O processo de preparo eu faço assim:

Misturo todos os ingredientes secos e vou colocando a água aos poucos (eu faço dentro de uma tigela, pra não sujar a bancada) por último, coloco o azeite. Depois eu sovo, dobrando a massa sobre ela mesma por, mais ou menos, uns 10 minutos, ela fica lisa, elástica e levemente grudando nos dedos. Cubro a massa com um pano de prato úmido. Eu deixo ela descansar até dobrar de tamanho (o tempo demora de acordo com o clima, mas ultimamente, aqui em BH tem demorado 1 hora).

Depois que a massa dobrou de tamanho eu modelo ela no formato desejado, ou numa assadeira ou com as mãos (para ver tipos de modelagem, dá uma pesquisadinha no youtube) coloco na assadeira que vou levar ao forno e salpico farinha por cima (pode ser farinha normal, farinha integral ou fubá, isso ajuda na casquinha).  deixe a massa descansar de novo. Enquanto isso, pré-aqueça o forno, em temperatura alta e coloque uma forma pequena vazia lá dentro (não é a que você vai usar para o pão).

Passados uns 30 minutos (de novo, depende do clima) a massa vai ter crescido novamente. Leve ela ao forno e coloque água (+- 50ml) naquela outra assadeira que estava lá dentro do forno e feche para assar.

No forno daqui de casa o pão demorou mais ou menos uns 30 minutos pra ficar pronto. Eu fui observando pelo tanto que ele cresceu, e a cor da casca. Se você for assar mais de um pão, veja se cabem os dois ao mesmo tempo no seu forno, apenas se estiverem na mesma "prateleira", se colocar um em cima e outo em baixo isso interfere no cozimento.

Gente, sou muito nova nesse assunto mas tô achando MUITO gostoso fazer pão em casa e comer quentinho. Acho que todo mundo devia tentar na vida. E se não der certo na primeira vez (os meus não deram na primeira, segunda..) não desista, vai conhecendo a massa, o tempo do seu forno e pede ajuda! A Internet tem muito conteúdo interessante, e pra quem tá afim de investir tem muito livro legal, do básico ao avançado! 

Se você tentou em casa me conta se deu certo (ou não) e vamos trocando experiencias! E aí, bora tomar café com pão quentinho?

                                       

Comentários

Postagens mais visitadas